Artrose e Artrite
A artrose no ombro é uma doença degenerativa das articulações que afeta a região do ombro. É uma condição em que a cartilagem que reveste as extremidades dos ossos do ombro (cabeça do úmero e glenoide) começa a se desgastar, causando dor, rigidez e inflamação na articulação.
A cartilagem ajuda a amortecer e proteger as articulações. Quando a cartilagem se desgasta, os ossos começam a se esfregar uns contra os outros, causando dor e danificando a articulação.
A artrose no ombro pode afetar qualquer pessoa, mas é mais comum em pessoas com mais de 60 anos de idade. A doença pode afetar um ou ambos os ombros e pode ser leve a grave. Em casos graves, a dor e a incapacidade de mover o braço podem ser tão intensas que as atividades diárias, como vestir-se ou tomar banho, podem ser difíceis de realizar.
Causas da artrose no ombro
A causa exata do desgaste da cartilagem não é conhecida, mas há vários fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da artrose no ombro. Esses fatores incluem:
Idade
A idade é um fator de risco importante para o desenvolvimento da osteoartrite do ombro. À medida que envelhecemos, nossas articulações começam a se desgastar e a cartilagem começa a se deteriorar. Isso pode levar ao desenvolvimento da doença.
Lesões no ombro
Lesões no ombro, como fraturas, luxações ou entorses, podem danificar a cartilagem e levar ao desenvolvimento de artrose no ombro. Se você já teve uma lesão no ombro, é importante monitorar os sintomas e procurar tratamento imediatamente se notar algum sinal de artrose.
Uso excessivo do ombro
O uso excessivo do ombro, como levantar objetos pesados ou praticar esportes de contato, pode colocar muita pressão na articulação do ombro e levar ao desgaste da cartilagem. É importante ter cuidado ao praticar atividades que podem causar muito estresse no ombro.
Quais são os sintomas da artrose no ombro?
Os sintomas da osteoartrite podem variar de leve a grave e podem incluir dor e limitação de movimento no ombro afetado. A dor da artrose no ombro geralmente é descrita como uma dor profunda e latejante que piora com a atividade física e melhora com o repouso.
Outros sintomas incluem:
-
Rigidez: A rigidez no ombro é um sintoma comum da artrose no ombro. A rigidez geralmente tem piora pela manhã e pode afetar a capacidade de mover o braço.
-
Inchaço: Outro sintoma possível da artrose no ombro, porém em casos mais avançados.
-
Limitação de Movimento: A limitação de movimento pode afetar a capacidade de mover o braço e, naturalmente, pode ser acompanhada por dor e rigidez.
Quais as opções de tratamento para artrose no ombro?
Existem diferentes opções de tratamento para a artrose no ombro, que podem variar entre tratamentos não cirúrgicos e cirúrgicos. O tratamento escolhido dependerá da gravidade da osteoartrite do ombro e dos sintomas do paciente.
Tratamentos não cirúrgicos para artrose no ombro
Os tratamentos não cirúrgicos incluem:
-
Medicamentos para dor
-
Fisioterapia: A fisioterapia pode ajudar a melhorar a força e a flexibilidade do ombro, consequentemente aliviando a dor e a rigidez.
-
Infiltração no Ombro: A infiltração do ombro é um procedimento que pode ser realizado no consultório médico com anestésico local e que costuma ajudar nos sintomas associados à artrose no ombro. É injetado medicamento (corticóide e/ou ácido hialurônico) e a aplicação pode ser guiada por ultrassom para uma maior precisão no procedimento.
-
Tratamentos cirúrgicos para artrose no ombro
Artroplastia do ombro (Prótese do Ombro)
A artroplastia do ombro é uma intervenção cirúrgica que consiste na substituição de uma articulação do ombro desgastada ou danificada por uma prótese, que pode ser parcial ou total. Geralmente, é indicada quando outras opções de tratamento não foram suficientes para aliviar a dor e a limitação funcional.
Além da osteoartrite, as condições mais comuns que podem requerer a substituição da articulação do ombro incluem a artrite reumatoide e fraturas graves do ombro.
A expectativa após a cirurgia da prótese de ombro é a redução significativa da dor e a melhora da função e mobilidade do ombro. Os resultados a longo prazo da artroplastia do ombro são geralmente muito satisfatórios.
Como é a recuperação após a cirurgia?
A recuperação após a cirurgia para osteoartrite geralmente envolve um programa de reabilitação com fisioterapia para ajudar a restaurar a amplitude de movimento e a força muscular do ombro.
Nos primeiros dias após a cirurgia é necessário usar uma tipoia para manter o ombro imobilizado. No entanto, o tempo exato varia de pessoa para pessoa, sendo importante discutir todo o processo de recuperação com o seu médico.
Quais são os resultados esperados?
A maioria dos pacientes que são submetidos à cirurgia para artrose do ombro experimentam uma melhoria significativa na dor e na função do ombro. No entanto, é importante lembrar que cada paciente é único e que vários fatores, como a saúde geral do paciente, a extensão da doença antes da cirurgia e a aderência ao programa de reabilitação, podem afetar o resultado. De qualquer forma, a expectativa é de uma vida com menos dor e mais mobilidade.